Brasileirão 2010 – Returno

Como todo brasileiro, dou pitaco em futebol e arrisco alguns palpites acerca do esporte. Nesse caso, o campeonato brasileiro é uma terra de oportunidades. Vou brincar de chutar alguns resultados e de como acho que terminará a disputa pelas classificações, título e rebaixamento.

1ª rodada do returno é hoje, seguem meus chutes (em negrito, o vencedor; nenhum em negrito é empate):

  • Grêmio x Atlético-Go
  • Goiás x Guarani
  • Cruzeiro x Internacional
  • Fluminense x Ceará
  • Atlético-PR x Corinthians
  • São Paulo x Flamengo
  • Vitória x Palmeiras
  • Prudente x Avaí
  • Vasco x Atlético-MG
  • Santos x Botafogo

Quanto à disputa de título, acho que vai ficar entre os seguintes: Fluminente, Corinthians, Internacional, Santos e Cruzeiro. Vejo muitos comentários sobre o Botafogo e o Vasco, mas não acho que aguentem o mesmo ritmo até o final do campeonato. Até mesmo o Santos que perdeu o Ganso e André já cai um pouco na lista. Se Grêmio e Atlético-MG não tivessem feito campanhas tão ruins no primeiro turno, também os colocaria nesse meio, mas acho extremamente difícil chegar a esse ponto. A classificação para a Libertadores anda junto da disputa pelo título, mas já cabe colocar outros nomes como os de Botafogo, Vasco, Palmeiras e São Paulo (esses dois últimos inseridos por desencargo de consciência).

Dessa forma, Palmeiras e São Paulo hoje tem muito mais a cara da Sul-Americana que da Libertadores. O mesmo pode ser dito sobre Flamengo, Avaí e Guarani. Os demais que já se encontram nessa área arriscam a balançar pra zona da marola, aquela que não classifica pra nada mas também não rebaixa. Atlétic0-MG e Grêmio, se fizerem uma campanha razoável no returno podem muito bem conseguir a classificação, o que talvez seja bem provável se pensarmos no que oferecem de elenco.

E, enfim, o rebaixamento. Arrisco a dizer que DUVIDO da permanência do Goiás na séria A do ano que vem. Também acho muito complicada a vida de Atlético-GO e Prudente. Não é impossível para nenhum dos três (quanto ao outro que se encontra na mesma situação, o Atlético-MG, já disse que o time tem mais fogo pra arder nessas novas 19 rodadas), mas levando-se em conta os outros times, a pontuação já feita e o histórico de alguns deles, não apostaria em nenhum.

Por fim, acho que uma classificação final poderia ficar assim:

  • Título/Libertadores: Fluminense, Corinthians, Internacional, Santos, Cruzeiro e Botafogo.
  • Sul-Americana: Vasco, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, Avaí e Atlético-PR.
  • Zona da Marola: Guarani e Vitória.
  • Rebaixamento: Goiás, Atlético-Go, Ceará e Prudente.

Óbvio que são chutes sem nenhum embasamento metodológico. Tanto que o fim da zona de classificação para a sul-americana com a zona da marola e o começo da zona do rebaixamento podem ficar extremamente confusos até o final do campeonato – e nisso eu aposto sem dúvidas. Da mesma forma, o começo da classificação para a sul-americana com o fim da classificação da Libertadores podem sofrer do mesmo contexto. Vamos ver nessa quinta o que sai de resultado da rodada pra ver se comecei bem os meus palpites. Se o Cruzeiro vencer hoje, já terá sido bom!

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em Brasil, Futebol, Pessoal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s